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O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma classe de produtos e a marca e admite, por exemplo, que uma mesma marca seja muito conhecida na categoria "lava-roupas" e seja pouco conhecida na categoria "microondas".
A mensuração do conhecimento da marca considera três estágios: desde a capacidade de o consumidor reconhecer a marca como pertencente à categoria de produtos (reconhecimento da marca), depois a lembrança espontânea da marca como uma das marcas pertencentes à categoria (lembrança da marca) até a posição de Top of Mind que é a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria de produtos.
O índice de Top of Mind de uma marca revela a força que a marca possui. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e exigir mais espaço no ponto de vendas.
Por meio da pesquisa de Top of Mind você vai conhecer a força da sua marca, a partir do percentual de pessoas que se lembram da sua marca em primeiro lugar.
Ter uma marca conhecida é o primeiro passo para a construção da marca. Afinal, só poderemos pensar em criar Associações, Substância, Familiaridade e Consideração em marcas razoavelmente conhecidas. Com os resultados da Top of Mind cada um dos aspectos da construção de marca será facilitado, a partir das informações sobre a força da marca.
Associações
Não é possível criar associações entre a marca, atributos e benefícios, sem que a marca seja conhecida. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores.
Familiaridade
O reconhecimento proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores preferem o que lhes parece familiar.
Substância
A substância se baseia no fato de que se um nome é conhecido é porque deve ter uma razão (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes).
Consideração
A consideração de uma marca no elenco de marcas que o consumidor poderá escolher será determinada pelo conhecimento da marca.
Em 2025 o IPESO realizará a 4ª edição da pesquisa Top Foodservice Nacional. A pesquisa realizada com proprietários e gestores de Restaurantes, Padarias e Lanchonetes revela a força das marcas de ingredientes, equipamentos e serviços.
A Top of Mind Estado de São Paulo chega em 2025 à sua 24ª edição, representando fielmente a população paulista. A pesquisa realizada em 14 cidades do Estado de S. Paulo revela a força das marcas na mente dos consumidores e o perfil de quem se lembra delas em primeiro lugar.
Em 2025 será realizada a 31ª edição da Top of Mind Municipal IPESO, uma das mais tradicionais pesquisas de Top of Mind do Brasil. E na cidade de Jundiaí o IPESO realizará a décima edição da pesquisa Top Jundiaí.
Conheça a força da sua marca
Adquirindo o relatório completo de uma categoria da pesquisa Top of Mind você vai saber qual é a força da sua marca e conhecer o perfil de quem se lembra da sua marca em primeiro lugar.O relatório apresenta o índice de Top of Mind as 7 marcas mais lembradas em cada categoria pesquisada. Todos os resultados são apresentados com os seguintes cruzamentos:
- Sexo;
- Idade;
- Escolaridade;
- Estado Civil;
- Classe Econômica (Critério Brasil);
- Região do Estado (ou da cidade na Top Municipal);
- Renda familiar mensal;
- Posse de telefone fixo;
- Posse de tv paga;
- Posse de computador;
- Acesso à Internet;
- Posse de cartão de crédito;
- Posse de conta bancária;
- Assinatura dos principais jornais e revistas semanais;
- Tempo de residência na cidade.
Adquira apenas a sua categoria
A comercialização da pesquisa é feita por categorias. Assim você comprará apenas o relatório com os resultados da sua categoria.
Como adquirir a pesquisa.
Você poderá adquirir a pesquisa em dois momentos: